terça-feira, 7 de junho de 2016

Ações que mudam o mundo: Project Semicolon

E ai, Traquinas!!!

Hoje eu vim falar de algo muito sério -  SUICÍDIO - não sei se vocês sabem, mas isso é mais comum do que se imagina. Não faço ideia de quantos de vocês sintam vontade de "sumir"– um eufemismo para morrer. Fora da cúpula perfeita, que algumas pessoas de bem com a vida, cheias de auto estima, lindas e maravilhosas, e sem nenhum problema psicológico existem outras que por "N" razões pensam em morrer diariamente. 

Já parou pra pensar nisso? Que nesse momento alguém esta cometendo um suicídio por alguma razão, julgue você "ah, por isso que ela se matou?" ou não. 

A cada 40 segundo alguém se mata no mundo, quando você chegar no fim dessa postagem, quantas pessoas estarão mortas? 


Semana passada assistia a uma das melhores aulas que tenho naquela faculdade e minha professora falou a respeito de um ponto e vírgula que ela carrega consigo. "Um ponto e vírgula"? Sim, literalmente um ponto e vírgula. 



Então, ela nos contou a história, de que aquele símbolo representa as pessoas que convivem com o desejo constante de morrer, ou aquelas que superaram. Se alguém com esse pensamento tiver uma crise (vontade de morrer ali e agora) e conseguir enxergar esse símbolo em alguém, essa pessoa se sentirá mais segura em pedir ajuda, pois ela terá certeza de que será compreendida por alguém que vivencia os mesmos sentimentos, ou seja, sem julgamentos e sim com a finalidade de ajudar. 

Achei isso lindo!! Pessoas com o mesmo problema disposta a ajudar umas as outras, fui eu pesquisar, e descobri que: 

Project Semicolon foi idealizado por Amy Bleuel, que em 2013 tatuou o símbolo em homenagem ao pai que se suicidou. Desde então, são milhares e milhares de tattoos de "ponto e vírgula" por todo mundo enviadas pelos colaboradores do projeto para as suas redes sociais (twitterinstagramfacebook) que reúnem também as peças publicitárias de divulgação e orientação.

1- É um movimento que, de acordo com os próprios integrantes, "mostra amor e esperança a quem tem tendências depressivas e suicidas". Originalmente, pedia que quem se identificasse com esses objetivos desenhasse um ponto e vírgula em algum lugar de seus corpos e compartilhar em redes sociais. Mas por que "um ponto e vírgula"? "Um ponto e vírgula é usado quando um autor pode terminar uma frase, mas escolhe continuar" - significado profundo quando aplicado ao projeto.

2- A fundadora do movimento, Amy Bleuel, conhece bem a escolha de continuar. Ela sofreu de doença psicológica quando mais nova, e tentou suicídio e auto-mutilação por várias vezes. Seu pai também lutava contra a depressão, mas cometeu suicídio em 2003. “Isso foi definitivamente uma grande luta para mim”, disse Amy. “O propósito de eu ter fundado esse projeto é que eu queria contar a história do meu pai, eu queria homenageá-lo”.



3- Além de gerar conhecimento e levantar uma discussão sobre o assunto, é um símbolo de poder de escolha e vitória para aqueles que já passam ou passaram por esses problemas. Em 2014, os líderes do projeto, juntamente com um estúdio de tatuagem, ofereceram mais de 400 tattoos de "ponto e vírgula" para quem luta ou já superou depressão e problemas psicológicos.

4- O objetivo de Amy e seu projeto não é oferecer atendimento, o próprio site explica que eles não tem formação em saúde mental para isso, mas, sim, oferecer esperança e inspiração para um recomeço através de histórias de pessoas que pensaram em algum terem chegado ao ponto final da vida, mas escolheram dar mais uma chance a si mesmos.

Penso que essa seja uma atitude de vitória, ainda que seja algo que tenhamos que vencer diariamente. Que assim seja, mas que de qualquer forma no fim do dia, sejamos vencedores... 


Essa semana é a da Lulu VP, mores... Quinta tem post sobre os melhores animes que já assisti esse ano... Vou inserir o mundo otaku nesse blog, precisamos de novos ares...

Beijos e até quinta... 


Nenhum comentário :

Postar um comentário