quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Na Estante: O Nome da Estrela

Boaaaa tarde, traquinxs fofxs do meu coração. Essa semana eu fui surpreendida por um livro que parecia romance, tinha cara de thriller, mas era fantasia, beeeeeeem Chaves...

Estou falando de O Nome da Estrela da autora norte-americana Maureen Johnson
Bem ao estilo Formaturas Infernais, Maureen cria uma história que te envolve e fascina do início a fim.
Ficha Técnica
Título: O nome da estrela
Série: Sombras de Londres 1
Autora: Maureen Johnson
Páginas: 390
Ano: 2015
Editora: Fantástica Rocco
Sinopse: No mesmo dia em que o primeiro de uma série de assassinatos brutais acontece em Londres, a norte-americana Rory Deveaux chega à cidade para começar uma nova vida em um colégio interno. Os crimes hediondos parecem imitar as atrocidades de Jack, o Estripador, praticadas há mais de um século. Logo a febre do Estripador toma conta das ruas de Londres, e a polícia fica desconcertada com as poucas pistas e a ausência de testemunhas. Exceto uma. Rory viu o principal suspeito no terreno da escola. Mas ela é a única pessoa que o viu – a única que consegue vê-lo. E agora, Rory se tornou seu próximo alvo. Neste thriller envolvente, cheio de suspense e romance, Rory descobre a verdade sobre suas novas e chocantes habilidades e os segredos das Sombras de Londres.

Ouvi muitas opiniões negativas sobre o livro, mas mesmo assim quis continuar e vou dizer que não me decepcionei. Então, sem mais delongas, vamos saber os 3 MOTIVOS PARA LER O NOME DA ESTRELA.

1) A Magia de Londres
O romance se passa em Londres, mais especificamente, no colégio interno Wexford. Aurora "Rory" Deveaux é uma americana estudiosa, esforçada, filha única e com parentes com poderes interessantes. Seu sotaque sulista de Nova Orleans rende momentos engraçados e a transforma em uma personagem interessante. Ela sempre quis estar ali, Londres não é seu lar, mas ela não consegue se ver longe de lá tampouco. Além de ser bem acolhida logo de início rsrsrs 
Nada melhor que ser recebida por uma ameaça de Jack, o Estripador, né Brasil?!
"As palavras UM NOVO ESTRIPADOR? apareceram na tela por cima de uma tomada panorâmica do Big Ben e do Parlamento. Era como se até a TV quisesse me dar certeza. O próprio Jack, o Estripador, reaparecera para fazer parte do comitê de recepção." (página 36)
Rory também passa alguns minutos assimilando a cultura de sua nova casa e isso é bom para esclarecer as possíveis dúvidas que leitores possam ter sobre Inglaterra.
"Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido não são tudo a mesma coisa. Inglaterra é o país. A Grã-Bretanha é a ilha em que ficam a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales. O Reino Unido é a designação formal para a Inglaterra, a Escócia , o País de Gales e a Irlanda do Norte como entidade política. Se você falar alguma parte disso errado, vão corrigir você. Sempre." (página 70)
Além de parecer que estamos em Hogwarts. Todo colégio interno com uniformes, salões comuns e refeitórios me lembram Hogwarts. Obrigada, JK.
"Galês é uma língua de verdade e usada hoje em dia. Nossas vizinhas do quarto em frente, Angela e Gaenor, a falavam. Soa como a língua dos bruxos." (página 70)
2) A ameaça é pior que o crime
Simplesmente fiquei louca com como as pessoas se deixam levar pela histeria. Um nome é capaz de provocar pânico, euforia, deleite e até mesmo satisfação em grande parte da população. Em uma parte Rory diz que as cidades vizinhas queriam desfrutar da ameaça de Jack porque não podiam deixar Londres brilhar só. Tipo, oi? Como assim? É insano né? E eu penso: é insano, mas totalmente compatível com a psique humana.
"O NOME DA ESTRELA É O QUE VOCÊ TEME." (página 251)
"- O medo não pode machucar você - disse ela. - Quando ele a dominar, não lhe dê poder. É uma cobra sem veneno. Lembre-se disso. Saber disso pode salvar você." (página 272)

"Escolhi Jack, o Estripador, por uma razão muito específica. Medo. Jack, o Estripador, é uam das figuras mais temidas da história. Olhe só para todas essas pessoas obcecadas por ele. Faz mais de cem anos, e ainda estão tentando descobrir quem ele é. Ele é cada figura no escuro. É cada assassino que conseguiu escapar. É aquele que mata e nunca explica por quê. No grande esquema das coisas, ele nem matou tanta gente assim. Sabe o que eu acho que é? Eu acho que é o nome." (página 361)
3) Personagens Secundários APAIXONANTES!!!!!
Eu sismo em amar livros com protagonistas fraquinhas (no sentido da ação) porque seus amigos e aliados roubam a cena de tal maneira que é impossível não continuar a história pra saber da vida deles. Mesmo que tenhamos que aturar páginas e páginas de protagonice insípida. Jazza, Alistair, Stephen e Bu formam diálogos tão cômicos e interessantes com a Rory que me comoveram. Eu queria saber sempre mais deles e segui-los por onde quer que fossem. Devo dizer que Stephen e sua maturidade de Eton roubaram meu coração.
Jerome é o par perfeito pra Rory. Nunca vi um tímido sem ser tímido. Vai entender. O romance morno deles não incomoda, mas deixa pedindo por mais ação. Se Alistair não fosse um par impraticável, eu o escolheria kkkkkkkkkkkkkk
Jazza e Bu, colegas de quarto de Rory, são completamente opostas em estilo, mas são amigas fieis e com determinação de ferro. Rory e Jerome vivem tentando Jazza a quebrar as regras. 
"Acho que fomos uma má influência pra ela."
"Jazza estava decepcionada comigo. Dava pra ver por seu suspiro suave e pelo jeito como ela se levantou e saiu sem dizer mais uma palavra. Eu conseguira uma tríade - Alistair, Jerome e Jazza. Na verdade, as três únicas pessoas em Wexford com quem eu tinha alguma conexão especial. Se aquela seria minha última noite, eu tinha feito um belo trabalho até agora." (página 299)
O trio odeia a monitora-chefe Charlotte. E não vai ser diferente com você, traqs, embora de vez em quando eu sinta peninha dela...
Mas depois passa.
"Charlotte tinha sido atingida na cabeça com um abajur por um homem invisível. Eu estava disposta a deixar passar. [...]
- Eu só queria uma coisa - disse Jazza, depois de um momento. - Só queria ter estado lá quando ela foi atingida por aquele abajur." (página 380)

Por enquanto é isso, traquinxs, não vou falar mais porque senão vocês reclamam dos spoilers. Mas saibam que o final do livro deixa um puta gancho para a segunda parte da trilogia. Eu já to desesperada pra comprar No Limite da Loucura. Pena que dinheiro só no mês vem #ochoroélivre
Beijões mágicos, molhados e puramente estripados...
Lulu Q.

Nenhum comentário :

Postar um comentário