sábado, 31 de outubro de 2015

Na Estante: Sr. Daniels

Olá, traquinas do meu Brasil. Greve acabou. Férias acabaram. Mas o trabalho e a ralação não tem fim.
Todavia, uma leitora compulsiva que se preze acha livros e tempo para ler em qualquer suspiro. Desde que a bienal acabou eu já devo ter lido uns vinte livros. Ter muitos amigos também é bom para trocar sugestões e fazer empréstimos. No meu caso, nada supera a conexão estabelecida entre meus olhinhos e uma capa fascinante. Eu sou a pessoa que compra o livro pela capa sim. Não por ela ser bonita ou marcante, mas por ela me cativar e instigar minha imaginação.
O livro dessa semana é muito simples: Sr. Daniels.
 

Ficha Técnica:
Titulo Nacional: Sr. Daniels
Autora: Brittainy C. Cherry

Editora: Record (Grupo Editorial Record)
Ano: 2015

Número de páginas: 320
 
Sobre a Autora: Brittainy C. Cherry é formada em artes cênicas, com especialização em escrita criativa pela Carroll University, em Wisconsin. Quando não está escrevendo, adora brincar com seus bichinhos de estimação. Ela mora com a família em Milwaukee, Wisconsin.
 
Minha mente criou um milhão de hipóteses para qual seria a história do livro. Ao tocá-lo podia ouvir as palavras gritando: "amor dolorosamente proibido".
 
O romance de Daniel e Ashlyn é puro, incrível, instantâneo e, o melhor de tudo, proibido. É uma constante batalha entre Vida e Morte. Em alguns momentos durante a leitura já sentia tanta a dor que eles compartilhavam que pensei em desistir de ler e procurar algo mais alegre e suave para essa semana, mas eu estava apaixonadíssima por Ash e Danny. Eles se conhecem antes de descobrirem que são aluna e professor (:o quem nunca sonhou pegar aquele professor gato e gostoso depois da aula???).
Daniel tenta manter-se afastado, mas Ashlyn é uma força atratora. Gostei muito de poder ler a história através do olhar dos dois personagens principais.
Para quem conhece o Ezra e a Aria de Pretty Little Liars vão entender como uma relação dessas pode ser problemática, embora Ashlyn já seja maior de idade. O ponto alto do livro na minha opinião é a Romeo's Quest, suas músicas inspiradas nas obras de Shakespeare (#apaixonada) e as quotes que a autora coloca na introdução de cada capítulo. As frases são profundas e tem um enorme poder de nos fazer analisar nossa vida. Eu compraria um CD deles.
Acho que me identifiquei tanto com Ashlyn pelo fato dela preferir ler seus livros a passar horas em baladas enchendo a cara. Ela se sente abandonada: primeiro pelo pai (que já tem outra família), pela irmã (que ousou morrer :'( ) e pela mãe. Ela tenta ser rude e grosseira, mas essa não é ela. Ashlyn apenas quer ser amada e Daniel dá isso a ela sem pedir nada em troca.
 
Ryan e Hailee foram dois personagens que me conquistaram antes mesmo do casal principal. Dois irmãos tão diferentes, mas que se amavam incondicionalmente. Eles ajudam, e muito, no caminho turbulento que Ashlyn deve percorrer até superar a morte da irmã gêmea Gabby.
Gabby também é uma personagem tão forte e presente quanto os vivos. Sentimos mais a presença dela que até da própria protagonista. Não sei como é perder um irmão (nem quero saber tão cedo), mas penso que deve ser infinitamente doloroso. Perder um irmão gêmeo deve ser destruturante. As cartas que ela deixa para a irmã me lembraram também a história de P.S: Eu te amo. Embora Ashlyn não fique dependente das cartas para viver, são elas que a ajudam a continuar sendo feliz (além de Daniel). Achei fantástica a ideia de Gabby de planejar o que aconteceria no pós morte dela. Às vezes, parar e pensar como a vida vai continuar depois que nós partirmos não é algo egocêntrico. A Morte é sempre mais difícil para aqueles que estão vivos, nunca para os que estão mortos.
E então, quando terminei a leitura cheguei a seguinte conclusão: a Morte é preguiçosa. Ela leva vários entes queridos de uma mesma pessoa para não ficar voltando várias vezes. Ashlyn e Daniel estão cercados por esse manto fúnebre e parece que tudo que eles tocam e amam não sobrevivem. Daniel é a cura de todas as feridas que a Morte vem causando em Ashlyn e vice-versa. Daniel perdeu todos de sua família repentinamente e mesmo assim não desistiu de viver e amar.
Confesso que corri na última página para conferir se eles morreriam ou não (não aguentaria o suspense até lá).
 
Sr. Daniels é um livro que nos leva a refletir como a vida é breve e que não devemos deixar de dizer tudo que queremos às pessoas que amamos. Arrependimento é um sentimento sem limites. Prefira sempre falar a calar.
 
Citações:
 
"Ser um adolescente é uma maldição e um dom. É a idade onde os contos de fadas param de existir e Papai Noel não é real, mas parte do nosso coração precisa dizer “E se…” " - Ryan Turner

"Vivo. Quero estar vivo, e não tenho nem ideia do por quê, vendo quão horrível é a vida às vezes." - Ryan Turner
 
"A morte não é assustadora, não é uma maldição.
Eu só queria que tivesse sido eu a sua primeira aquisição." - Romeo's Quest

"Nº 12: Fazer sexo dentro de um carro.
Sua vadia.
G.

Ashlyn arrancou a carta dos meus dedos e olhou para as palavras no papel. Ela arregalou os olhos de alegria e deu uma risada.
- Que vaca.
Esse devia ser um código para "minha melhor amiga"." - Daniel, Ashlyn e Gabby

Onde comprar: Saraiva/Americanas/Submarino

Então é isso, traquinas. Já estava morrendo de saudade de vocês. Acho que escrevi pouquinho, né?! kkkkkkkkkkkkk (#xoraBrasil)
Super beijos molhadas da sua única, maravilhosa, drama queen,
Lulu Q.

Nenhum comentário :

Postar um comentário