quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Ações que mudam o mundo: Pra quem não tem

Olá, Traquinas. Tudo bem? Estava com saudade <3 
Bom, hoje eu trouxe uma entrevista que fiz com o idealizador do projeto Pra quem não tem, o Thiago de Paula. A campanha tem a simples, muito simples finalidade de levar certas coisas que no nosso dia a dia tonaram-se tão banais às pessoas que não tem acesso, por exemplo, como o cinema, uma festa de natal, o sorteio de um livro. Quer conferir essa entrevista deliciosa? Continua lendo o post, e quem sabe você não se torna parte desse projeto também? ;)







Antes que eu dê início a entrevista, em uma de nossas conversas o Thi (eu o chamo assim rs) me contou o porquê dessa logo. As duas carinhas representam quem dá e quem recebe e ambas sorriem, ambas felizes, uma em fazer o bem e a outra em receber o bem. Gostaram?? Acho linda a historinha das carinhas :3

ENTREVISTA:

Lulu VP: Gostaria que em poucas palavras você dissesse como surgiu a ideia de criar essa campanha e até onde você pretende levá-la.

Thiago (idealizador da campanha): A campanha surgiu em um curso que fiz na Biblioteca Parque Estadual, no qual tinha a parte de criação e elaboração de projetos, e com isso em conversa com Carolina Sanches e Hona Honning, apresentei a ideia da campanha, a qual gostaram e apoiaram muito. Com isso, fui conversando com outras pessoas que se amarraram na ideia, então lançamos a campanha em dezembro de 2014 com a festa "Sorrisos Natalinos", (Festa para as Crianças) que arrecadamos cerca de 400 presentes, brinquedos e livros. Acreditamos numa cultura com mais acesso a leitura, além de levar comidas para pessoas que vivem em situação de rua, na região da penha. Pretendemos levar a campanha até onde me for permitido, quero que outras pessoas possam apoiar e acreditar nela!

Lulu VP: E qual é o objetivo atual da campanha Pra Quem Não Tem?

Thiago:  A campanha “Pra Quem Não Tem”, tem como objetivo levar solidariedade a todos, e isso é bem simples basta ter vontade de colaborar com a campanha e pensar na necessidade do outro na construção de um mundo melhor. É realizada periodicamente nas favelas do Rio de Janeiro. Dentro desta campanha, lançamos a edição “Sorrisos Natalinos” na Penha, no Natal de 2014, pela qual arrecadamos cerca de 400 presentes e a edição de páscoa “Brilho de Pascoa” no Bairro do Centenário em Duque de Caxias.

Lulu VP: Quais os eventos realizados até então pela campanha e os resultados que você tem visto por meio deles? 

Thiago: Eventos (Sorrisos Natalinos; Brilho de Páscoa; CineRua - Pra Quem Não Tem) - Todo mês em nossa Pagina fazemos um Sorteio para que as pessoas possam ganhar 3 Livros Infantis.
Os resultados tem sido muito positivos, porque podemos levar às pessoas que não tem, acesso à algumas coisas, àquilo que muitos tem contato pela primeira vez! Já tivemos Crianças que receberam seus primeiros brinquedos através da campanha, crianças que queriam ler e ganharam livros, assim como adultos, que viram filme na rua pela primeira vez.  

Lulu VP: Quem são os beneficiados?

Thiago: Crianças que vivem em situação de rua, ou próximo as áreas periféricas, além das Instituições Afro Cultural Ojuoba Axé (Duque de Caxias), Orfanato Santa Rita de Cassia (Praça Seca), Instituto Céu Aberto
(Vila Cruzeiro).

Lulu VP: Você tem parcerias?

Thiago: Sim, Parcerias são o que movimenta essa campanha! Além de grandes amigos que nos apoiam e acreditam no que fazemos, temos parceria com apoiadores como Ateliê Aprimore, as design, Gabriel Gomes, Nathalie Oliver e Ana Moura, Biblioteca Parque Estadual, Cia de Teatro Arte Em Alta, Instituto Ler e abraçar.

Lulu VP: Ah, vi que você criou camisas. Como podemos adquiri-las? O dinheiro é revertido para a campanha?

Thiago: As camisas são vendidas para que possamos comprar as coisas da campanha, como para a festa de final de ano e para as ações desenvolvidas na campanha. Pode ser comprada através da loja Parceria Carioca, no Centro, dentro da Biblioteca Parque Estadual ou na Penha, na Loja Cheiro de Uva (Rua Iracema,243, Penha, RJ).



Gostaram, Traquinas? Isso quer dizer que vocês também podem ajudar. Sabem como a cia de teatro Arte Em Alta ajuda? Se fantasiando de personagens que estão em alta como a Peppa Pig rsrs para levar alegria às crianças. Não é só dinheiro, a doação de um brinquedo, de um livro, de um alimento, de um sorriso, de amor,  já ajuda muito! Vocês não fazem ideia! 



Ah, o Thi permitiu que eu compartilhasse alguns links com vocês, Traquinas:
Você pode se tornar um colaborador da campanha enviando um e-mail perguntando em como pode ser útil, fazer o bem faz bem a nós mesmos ;) 

Curtam a página no facebook e fiquem por dentro dos eventos: PRA QUEM NÃO TEM


Procurem pelo insta as hashtags: #PraQuemNãoTem, #SorrisosNatalinos, #BrilhodePascoa

Agora fiquem com as fotos dos eventos realizados, meus amores.

Beijos da sua querida e singular,
Lulu VP.


















Nenhum comentário :

Postar um comentário