quinta-feira, 19 de maio de 2016

Machismo nosso de cada dia

Olaaar, Traquininhas lindxs! Tudo beleza? Tava com saudade de falar com vocês, viu! A reta final de 2015.sempre foi bem difícil lá na UFRJ e fiquei sem tempo até de passar por aqui. :(
Então, hoje vim compartilhar uma situação que aconteceu comigo. Estava no ônibus dia desses e abri o facebook pra passar o tempo. Como sempre, várias postagens sobre carnaval, vários memes engraçados, tudo igual... Até que:



Um amigo meu postou no perfil dele algo como:
"Desafio vocês a postar fotos de 5 (cinco) livros que já tenham lido este ano. Vamos espalhar cultura e não ficar compartilhando desafios inúteis. Tô de saco cheio. Vão procurar uma louça pra lavar!"
 Li o post umas 15 vezes, pensei, pensei... Fiquei tipo:



Fiquei em dúvida entre mandar mensagem in box e comentar o post. Decidi comentar o post, porque talvez assim mais pessoas refletissem como eu quero que esse meu amigo reflita. Comentei algo como:
"Sei que você não agiu de má fé, amigo, mas peço que reflita sobre a fala machista e opressora que você está reproduzindo. Uma mulher pode sim se sentir linda, ser linda e postar 5, 10, 300 fotos no facebook. Uma mulher pode também ler 5, 10, 300 livros. Uma coisa não necessariamente anula a outra. Uma mulher pode sim ser linda E ter "cultura".
Imediatamente, ele apagou o post e postou isso:



E ainda tem os comentários:



Na boa, Traquinas! Machismo disfarçado de opinião não cola! Fiquei tão triste com o que vi! Foi meio que um tapa na minha cara pra eu acordar e ver que o machismo ainda continua muuuuito enraizado no pensamento das pessoas e elas reproduzem esse tipo de fala sem nem perceber que o estão fazendo.
É triste notar que muita gente acha mais fácil apagar o post e postar indireta em facebook do que colocar a mão na consciência e refletir sobre o que diz!  
Eu realmente estou muito triste com isso e por isso achei bem importante compartilhar com vocês, manxs. Fica aqui um apelo da Lulu S: Mulheres, empoderem-se! Mulheres, lutem contra o machismo e a opressão! O lugar de vocês, o nosso lugar, é onde quisermos, não só "abrindo livros" ou "lavando louça"! Por favor, vamos acordar e denunciar falas e atos opressores! Vamos refletir e problematizar  esse machismo que está nas pequenas coisas do dia-a-dia e lutar contra isso!



Então, Traquininhas, por hoje é só. 
Beijinhos da sua Lulu S! 


Nenhum comentário :

Postar um comentário