sábado, 28 de maio de 2016

Na Estante: A Sereia

Hey hey hey, criaturas mágicas da minha vida!!!!! Hoje tem mais seres sobrenaturais na minha Estante!!!!!
Apresento-lhes:
Se tem uma coisa que Kiera faz bem, além de escrever, é escolher as capas dos livros dela (exceto dA Coroa #odiei).
Ficha Técnica
Título: A Sereia (The Siren)
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 358
Ano: 2016

Sinopse: Anos atrás, Kahlen foi salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar sua dívida, a garota se tornou uma sereia e, durante cem anos, precisa usar sua voz para atrair as pessoas para se afogarem no mar. Kahlen está decidida a cumprir sua sentença à risca, até que ela conhece Akinli. Lindo, carinhoso e gentil, o garoto é tudo o que Kahlen sempre sonhou. Apesar de não poderem conversar pois a voz da sereia é fatal , logo surge uma conexão intensa entre os dois. É contra as regras se apaixonar por um humano, e se a Água descobrir, Kahlen será obrigada a abandonar Akinli para sempre. Mas pela primeira vez em muitos anos de obediência, ela está determinada a seguir seu coração.
O livro é bem calmo, revelador e sensível. Vivemos o sofrimento de Kahlen e nos solidarizamos com suas irmãs e até mesmo com a Água. Não sei se conseguiria viver cem anos sob regras tão enlouquecedoras. Nesse romance somos apresentados às diversas formas de amor e podemos ver como cada uma tem a sua maneira particular de machucar (mesmo que sem querer).

Akinli <3
Devo confessar que no meio do livro tive que fazer uma pausa porque a história é contada de uma forma dolorosa. Kahlen ama intensamente e esse amor pode matar. Akinli é sublime, o típico príncipe engraçado, inteligente e empático. Ele percebe que Kahlen esconde algum segredo, mas não se importa contanto que fiquem juntos. As cenas entre os dois são bem poucas, mas quando almas gêmeas se encontram a conexão é instantânea. Eu acredito que é possível se apaixonar em apenas uma tarde e, se formos parar pra pensar, Kahlen passou quase um século esperando pelo amor verdadeiro e pelo momento que sairia da solidão. É óbvio que ela entregaria seu coração de bandeja quando acreditasse ter encontrado o homem da sua vida (mesmo que ele venha disfarçado de garoto).
Kiera Cass vai pegar o seu coração e, literalmente, o afogar nas lágrimas que eventualmente você derramará.
Estou sentindo coisas que não quero sentir T_T
 A Água se torna mãe de suas sereias. O amor Dela é cru e chega a ser malvado. Não consegue tolerar a possibilidade de perder sua sereia mais carinhosa e também não acredita que outro ser possa amar mais que Ela. Me lembrou algumas mães que resistem em libertar os filhos do ninho (alguém já viu A Sogra??? Então vejam pra entender melhor esse tipo de amor rsrsrs.)
Achei interessante o uso da letra maiúscula para referir-se à Água. No mundo mítico criado pela autora, Ela seria a deusa única e suprema, logo essa foi uma forma de representar esse divino. Contudo, penso que a trama poderia dar mais aos seus leitores. Ficamos tanto tempo presos naquele sofrimento e lamentação de Kahlen que quando as verdades vão sendo reveladas você estará cansadx.

Um ponto positivo é a caracterização dos personagens secundários. Os primos de Akinli, Julie e Ben, foram apresentados na medida certa. Aisling, Miaka, Elizabeth e Padma, irmãs de Kahlen, contam aos poucos como eram suas vidas antes de serem transformadas e, a partir disso, podemos estabelecer um reconhecimento sobre seus medos, raivas, responsabilidades... isso sem deixar que percamos o foco da protagonista. Do meu ponto de vista, Cass deixou uma ponta solta proposital. Eu terminei o livro com várias perguntas e o final do livro não parece um final.

Embora ame as palavras de Kiera Cass, A Sereia não entra na minha lista de favoritos. Há rumores de que esse seja apenas o primeiro volume de uma série, mas no site da própria autora (acesse o link para visualizar a página da Kiera Cass) ela deixou uma nota dizendo que encontra-se muito cansada emocional e fisicamente, ao ponto de cancelar a turnê de lançamento de A Coroa. ("After much consideration, I regretfully announce that The Crown Tour has been cancelled. Though I seriously want to meet with you all and celebrate the final book in the series, I am not in a healthy place physically or mentally for the stresses of touring. I am so sorry for any disappointment caused for those of you who planned to make it out to a stop, but I'm sure we will cross paths down the road. Until next time, enjoy the books. All the love, K.")
Todos temos nossos momentos ruins e acredito que A Sereia veio dessa fase, mas nem por isso Kiera Cass perderá o brilho e a genialidade conquistada com America Singer e Príncipe Maxon em A Seleção.

*** Lá no meio do livro há um conto que ajuda as sereias a desvendarem um momento dificílimo da vida de Kahlen e Akinli. Procurem O Silêncio das Sereias de Franz Kafka e vejam se realmente ajuda em alguma coisa... ***

Então é isso, traquinxs aquáticas do meu coração. Eu acredito em fadas, sereias, duendes e anões, logo o livro me agradou. Espero que leiam e gostem, mas se acharem algum ponto que podia ser melhorado deixem nos comentários pra gente conversar.

Beijos de luz da sua única, fada-madrinha, leitora compulsiva, 
Lulu Q.

Nenhum comentário :

Postar um comentário