segunda-feira, 20 de julho de 2015

do Latim: amīcus




Bom dia, Traquinas lindos da Lulu L.

Eu quero compartilhar um segredo com vocês. Como vocês sabem, nós somos 8 lindxs e maravilhosxs amigxs, então é preciso uma ordem pra poder falar com vocês, nossos traquinas lindxs. A gente tem até uma reunião pra isso, super organizadxs somos – haha mentira. Mas o segredo que eu quero contar é que eu pedi pra escrever nesse dia. Vocês devem pensar: ­­Por que ela está dizendo isso? Ou Por que diabos ela quis tanto escrever hoje?
O que é uma data pra vocês? Vocês têm boa memória ou são esquecidos toda vida? – Um fato sobre a Lulu L: ela geralmente guarda muitas datas, e isso é bom ou ruim, depende do referencial – Sem mais delongas nessa vida, eu não sei se vocês estão sabidos (hahaha) ou são desinformados, mas HOJE alguém teve a brilhante ideia de instituir como “O Dia Internacional do Amigo”.
            Vamos ser um tantinho nerd e ir ao dicionário ver o que significa a palavra “amigo”: do Latim: amīcus: companheiro, colega. 1. Que ou quem tem ou demonstra amizade por outrem. 2. Que ou quem é amante e defensor de algo ou alguém. [...]. E consequentemente descobrir o que é a tal da amizade: afeição, estima. (quando eu escrevia em 2000 e lá vai bolinha, eu definia a amizade como a “reciprocidade do Respeito, eu devia ter lido isso em algum lugar, só não sabe onde.)
            Passado o minuto nerd.
         Depois de tanto tentar entender o significado, eu desisti. É simples: sentimentos deviam vir no dicionário assim: sentimento, m/f, sem possibilidade de descrição. Quem já conseguiu definir um sentimento com exatidão mesmo? Se conseguiu, me ensina? – Então você veio fazer um post sobre algo que você não sabe nem como falar?  – É isso, Traquinas, exatamente isso.
            Vim fazer um post pra lembrar vocês que esse dia é um dia qualquer pro comércio, a não ser que você seja umx amigx rycx e tenha Dilmas pra comprar presentinho pra todxs seus amigxs... É um dia que você só vai lembrar quando no facebook alguém postar “ah, hoje é dia do amigo”. Mas tanto faz, na minha humilde opinião , todos os dias comemorativos deveriam ser assim, afinal, você não precisa esperar até o dia 20/07 de todo ano pra dizer que ama seus amiguinhxs. Façam como a Lulu L, sejam gay e digam eu te amo o tempo todo – mentira, não faça, isso é marca registrada minha, ok? Ok. Obrigada, de nada.
            É um post sobre “o dia do amigo”, mas poderia ser sobre “o dia dos pais” que já está vindo aí com a propaganda do Dolly, no SBT: “Papai, você é amor, é meu presente na vida, eu te ofereço um Dolly com toda emoção.” – se eu dou um Dolly pro meu pai no “dia dos pais”, ele me dá um hadouken. – É um post pra lembrar você que o tempo é um bem precioso e limitado, e que ele é “um dos deuses mais lindos”, mas irremediável, não precisa esperar o tal “dia do amigo”, nem precisa lembrar dele, se você lembrar de dizer a quem você tem como amigo que ele é importante, mesmo que isso seja chamá-lo daqueles apelidos lindos, demonstrem amor. O Amor escolhe almas e a Amizade as sela.
            Pra fechar esse post longuíssimo, deixo com vocês Shakeapeare:


Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer
Mesmo a longa distância,
E o que importa não é o que você tem na vida,
Mas quem você tem na vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos
Se compreendermos que os amigos mudam,
Percebe que o seu melhor amigo e você
Podem fazer qualquer coisa ou nada
E terem bons momentos juntos.

Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que o ame
Não significa que esse alguém não o ame com tudo que pode
Pois existem pessoas que nos amam
Mas simplesmente não sabe como demonstrar ou viver com isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém
Algumas vezes você tem que aprender a perdoar a si mesmo
Aprende que com mesma severidade com que você julga
Você será em algum momento condenado.

Um beijo carinhoso e um abraço selado,
Lulu L.

PS: não dê um Dolly de presente para os seus pais, ou os seus amigos, nem mãe... dizendo que foi um conselho da Lulu L. (aiaiai’)

Fontes:
Minidicionário da Língua Portuguesa, Evanildo Bechara.
Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, Antônio Geraldo da Cunha.
Música do Dolly: https://www.youtube.com/watch?v=KukOvI__qYQ

Aprender – William Shakespeare, disponível em: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=66773&cat=Poesias

Nenhum comentário :

Postar um comentário