quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Geekzando seu dia: Life is strange

Que a vida é estranha, ninguém dúvida. Mas quando ela envolve voltas no tempo, confusões de high school, uma catástrofe natural e um desaparecimento misterioso, aí sim a vida é “hella” strange (estranha demais!). Juntando tudo isso na estranhice do cosmos, Life is strange é um game lançado pela Square Enix esse ano e que vai te ajudar a geekzar o seu dia do melhor jeito possível. Vale a pena largar um pouco essa nossa vida gótica e dar uma conferida.



Então, conferindo, em Life is strange você é Max Caufield, uma adolescente de 18 anos com a ambição de se tornar uma grande fotógrafa e que acabou de retornar para a cidade costeira de Arcadia Bay, Oregon (USA), para estudar numa high school americana superfamosa e prestigiada, Blackwell Academy. Até aí, nada de novo. Quem não está acostumado com os velhos enredos de high school? A gente vê em filme toda hora. Entretanto, as coisas não são assim clichês, afinal a vida é estranha. E por ser estranha a vida,  Max não é qualquer menina comum de Arcadia Bay. Ela tem um poder de... voltar no tempo! Imagina que ótimo poder voltar no tempo e desfazer coisas feitas por você ou pelos outros, traquinas? Pois é isso mesmo. Em  Life is strange, você, sendo Max, pode voltar no tempo e desfazer suas próprias ações e as ações de outros personagens, alterando o curso da trama do jogo, uma vez que cada decisão sua influencia no rumo como as coisas são tomadas. Bem estilo efeito borboleta.

Não é que simplesmente o jogo te permita voltar no tempo  e pronto, temos uma história. O enredo de Life is strange é muito mais. Nele, você deve ser capaz de resolver os mistérios que cercam Arcadia Bay e a personagem mesma, os quais podem estar todos interligados: Por que Max é capaz de voltar no tempo? Onde está a garota desaparecida dos vários cartazes espalhados pela cidade? O que foi a tempestade estranhíssima de um  sonho de Max no início do game e que destruía a cidade? Por que o clima anda tão estranho e muitos animais andam desaparecendo? O que está acontecendo com uma das amigas de Max, Kate Marsh, que parece estar tão distante e confusa ultimamente? Nathan Prescott, o bad boy riquinho da escola está envolvido nisso? Todos esses problemas estão interligados?  E muitas outras perguntsa que vão se projetando e multiplicando num enredo em que, como dito, cada ação feita por você tem consequência no rumo dessa história (ufa, pelo menos é possível voltar no tempo e alterar algumas coisas, não é mesmo? Como impedir que a sua melhor amiga seja morta por um louco).

De certa forma, nesse trabalho investigativo, o legal é que Life is strange consegue capturar questões até mesmo sociais, como retratar o bullying nas escolas, quando Kate Marsh (amiga de Max) é perturbada pelos colegas; a internet e a noção de público e privado; uso de drogas e bebidas, dentre outros.

Para além de tudo,  Life is strange é bem interativo: Com o mouse, você pode explorar cada canto da escola, do lado de fora dela e outros lugares possíveis de ir de acordo com o andamento da trama. Por exemplo, dentro do jogo, é possível vasculhar o computador de outro personagem sem nem mesmo ter tido permissão para fazê-lo, ou ler cartazes na parede do corredor do dormitório ou até mesmo tirar fotos (quando possível) de algo interessante. Então, não faltam desafios como procurar alguma coisa para determinado fim investigativo, procurando responder às perguntas levantadas e muitas outras que se colocam para o jogador.  

Cronologicamente, Life is strange começa numa segunda-feira e você pode conferir as impressões de Max sobre a vida e os acontecimentos em um diário no game. Segunda-feira para o primeiro episódio, terça-feira para o segundo e assim por diante. Sim, Life is strange é um game feito por episódios, em que cada episódio representa um dia na semana e que estão sendo lançados gradativamente na vida real. Já foram lançados quatro episódios (Chrysalis, Out of time, Chaos Theory, Dark Room) e o próximo  (Polarized) já está para sair!

E, por fim mas não menos importante, algo essencial. Casando perfeitamente com o enredo, a trilha sonora do game é fantástica, contando com um repertório de bandas sobretudo indies que criam um clima de nostalgia e, às vezes, suspense para o jogo. Aproveito e coloco a minha música favorita da série:



Traquinas, acho bom dizer que quando algo chega a um estado de trabalho estético muito grande, que não necessariamente é a perfeição, certamente é uma tarefa muito difícil realizar uma descrição sobre. Com Life is strange não seria diferente.  Esse jogo não pode ser descrito em base de “personagem que é capaz de voltar no tempo e alterar tudo”. Não, o jogo é muito mais. E só a experiência de jogá-lo pode trazer à vida o que é Life is strange como uma experiência da emoção – se você chora vendo filme, com certeza chorará jogando Life is strange. Fica o convite a jogar!

Trailer do jogo:


Lulu I

Nenhum comentário :

Postar um comentário