sábado, 7 de novembro de 2015

Na Estante: Escândalo!

Ficha técnica:
Nome: Escândalo
Tema: Romance brasileiro
Autor: Tammy Luciano
Editora: Valentina
Edição: 1
Ano: 2015
Páginas: 320


Sobre a autora: Tammy Luciano é atriz, jornalista, e escritora. Já foi repórter de Tv e fez curso de roteiro em Washington D.C., nos EUA. Até no Programa do Jô a danada já foi. Já escreveu sete livros, incluindo Escândalo. Um amor de pessoa! Tive o prazer de conhecer em um evento literário e depois pude reencontrá-la e desfrutar mais da sua doce presença na Bienal do Livro. 

Oi, Traquinas!!! Como estão? Hoje quero trazer p/ vocês a resenha de ESCÂNDALO!Já li ''Claro Que Te Amo!'' e ''Sonhei que amava você'', mas como Escândalo é lançamento, resolvi fazer a resenha na intenção  vocês se apaixonarem de cara pela escrita da Tammy. Afinal, leiam qualquer um dela, vocês irão se encantar da mesma forma. rsrsrs

A Tammy tem um dom de escrever fantástico, você consegue perceber isso nas primeiras páginas. Me encantei por ela em Claro Que Te Amo! Ela sempre tem uma lição de vida pra nos passar, seja através de uma frase no início de cada capítulo, devaneios das personagens, até mesmo seus livros como um todo. Você termina com uma sensação de: Nossa!!!! Não sei explicar, sou suspeita (risos) leiam!!

"Quantas vezes você se perguntou o porquê de algo tão ruim acontecer? A vida nem sempre é justa, mas é possível recomeçar. Não tenha medo de levantar a cabeça, encarar suas verdades mais difíceis e acreditar. Em algum momento, você abrirá os olhos e seu mundo calmo estará novamente disponível." Capítulo 22, pg169

Escândalo conta a história de Belinda, uma moça de 19 anos, muito humilde, não em questões de dinheiro e sim de personalidade. Ah, e dona de um belo par de olhos azuis. Moradora de Ladário no MS, adorava se banhar nas águas do rio Paraguai, sentia-se abraçada por ele. Sua mãe é falecida, Mimizinha, por quem tem um amor enorme, uma mulher de um coração tão puro e doce e, assim, criou sua filha. Em compensação seu pai teve a coragem de vendê-la para a sua tia Santana. Como assim?

Um belo dia Belinda voltando do rio, escuta um papo meio esquisito do pai com a tia, que mora no RJ, e se vê vendida, por quem é de seu próprio sangue. Inacreditável até onde vai a capacidade do ser humano! Santana já começa a insultar, por conta de sua beleza e seus olhos, um grosseria que você não entende, como sentir repulsa por uma pessoa por conta de sua beleza? Belinda despede-se  de sua amiga Cássia, a irmã que não teve, e não é permitida sequer de dar tchau ao irmão.

Ao chegar no Rio, em São João de Meriti, Santana enfia Belinda em um quartinho nos fundos, a obriga a arrumar sua casa que por sinal, está podre. Ela diz que chega a grudar o pé no chão com tanta sujeira, louças pra lavar, e chega ao ponto de agredir sua sobrinha, com um cinto. Muito sofrimento pra uma menina só.

Belinda consegue fugir com a ajuda de Carmo e Antunes, antes de sair, pega o dinheiro que sua tia escondia, sua certidão de nascimento e consegue encontrar uma foto de sua mãe:"O que essa foto faz aqui?". Através do Carmo, ela descobre que não é a primeira a ser posta em cativeiro por Santana (uma das meninas foi a irmã do Carmo) e sumiu "misteriosamente".

Antunes tem um amigo chamado Rosário que possui um comércio ali no Saara, e consegue um trabalho para Belinda distribuir os panfletos. Francisca, filha de seu Rosário, empresta umas roupas e oferece um cantinho na lanchonete mesmo pra Belinda ficar e dormir. Até que Belinda conhece Jujuba "Eu sou vendedor de loja aqui em frente, sou gostoso igual uma Jujuba, adoro ser mordido e dou banho de açúcar em muita mulher. Quem já experimentou... Desculpa, mas a verdade precisa ser dita." pg37. 

Sabe aquele amigo gay que toda mulher precisa ter?? Esse é o Jujuba!!! Seus laços e os da Belinda ficam tão fortes que ele a leva para morar com ele na Glória.

Belinda sofreu muito né, Traquinas?! Mas encontrou pessoas boas em seu caminho prontas a ajudá-la. Agora é que começa os babados! Lulu VP, quem é Belinda Bic?? e esse Gustavo Salles? - hahaha

Jujuba traz uma super novidade a Belinda, ele fala sobre fazer figuração em novela. Já na emissora, o assistente vira pra Belinda e pergunta: "Qual é seu nome artístico?". Quem fez figuração sabe como é o desespero em um dia de gravação. É fiscal gritando de um lado, diretor do outro, figurantes sendo posicionados, os atores fazendo os último ensaios, e pra uma pessoa que tá sendo inserida agora nesse mundo, só fazendo um bico pra garantir um dinheirinho extra vai lá entender de nome artístico "sem ser artista?" rsrs. Belinda fica sem entender nada, vê uma caneta na mão do assistente "Bic" "Meu nome é Belinda Bic" hahaha criativa, né? Adorei! Guardem esse nome!

Tammy traz esse mundo por trás da TV de um jeito que quem nunca conheceu vai passar a conhecer rsrsrs

Só sei que na primeira figuração, ela é chamada pra fazer uma cena com a Flávia Alessandra. PARA TUDO!! Gente, já fui figurante. Tudo bem que não sou linda, magra e do olho azul, mas mesmo pra quem é não é fácil ficar em uma cena de destaque, a não ser que você realmente se DESTAQUE. Ou no caso de Belinda, seja ela o próprio destaque. Pois bem, a partir disso, a vida da nossa personagem começa a mudar.

Belinda Bic é convidada pra ser uma figurante fixa. Só sei que em uma dessas saídas do Projac (Tammy, eu sei que você tava falando da Globo rsrs) aquela infinita caminhada do portão 4 até a rua principal, no ponto ela sofre um "quase assalto". Até que aparece nosso lindinho Gustavo Salles (Guarde esse nome!) com um amigo policial - o moço da TV - Eles vão à delegacia, fazem o B.O., e ele oferece carona a Belinda. Ele pede seu telefone, e como ela não tem, dá o de Jujuba. Gustavo não ligou. 

Passado alguns anos...

Belinda torna-se uma atriz de sucesso, requisitada, comprou uma mansão em Vargem Grande. Jujuba é seu Personal Stylist. Ela tem um motorista, um professor particular de filosofia e um empresário que mais parece um pai, Zé Paulo. Ah, eu imaginei a Camila Queiroz (apesar de não ter olhos azuis), a Angel de Verdades Secretas, aquela minissérie da Globo que bombou. 



A Tammy em Escândalo! além de nos impactar com uma menina que pudesse sofrer tanto como a Belinda, nos traz esse outro lado, o da fama, o glamour, que de glamour não tem nada, ou não muito

Apesar de Belinda ter dado toda essa reviravolta em sua vida, acabou entrando em uma relação com Alexandro Máximo, ou como diz Jujuba, O Mínimo. Ela se submete a essa relação. Um cara egocêntrico, estúpido, ignorante - olha, meu santo não bateu com o dele desde que seu nome foi citado. E não foi em vão.

Na noite do encerramento da novela, na churrascaria Porcão, Belinda cruza com Gustavo, e ele pergunta o que aconteceu p/ ela o ignorar. "Você não me ligou" hahaha direta e reta. Ele diz que ligou, talvez ela tivesse dado algum número errado. Foi atrás dela na Glória, mas ninguém sabia sobre a moça dos olhos azuis. Pronto, ele tasca um beijo nela rsrs e o romance começa, mas pera, ela não namora o Mínimo???

Depois desse beijo, Zé Paulo arma um encontro entre Belinda -que faz uma certa resistência com respeito ao que rolou na churrascaria - e Gustavo. Ele a engana chamando ela pra jantar - eles jantam rs - e quando ela chega da de cara com o bofe, ô empresário danadinho. Só sei que rola mais beijos na boca no jantar - lembrando que são duas figuras públicas, né - rsrs ai, ai <3 

Você vai dar de cara com alguns famosos além de Belinda em Escândalo! como; Flávia Alessandra, Pedro Nercesian, Faustão, o Jô. Que delícia, né? Fora a trilha sonora, sim, um livro com trilha sonora, temos Malta, Banda do Mar, The Police, The Walflowers, Beyoncé. Acho que vou fazer uma lista com 5 motivos pra você ler Escândalo! Traquinas!!!! PRECISA VIRAR NOVELA!!!!

Preciso deixar registrado a trilha sonora do casal: "Mesmo que não venha mais ninguém, ficamos só eu e você, fazemos a festa, somos do mundo, sempre fomos bons em conversar."




Traquinas, aqui começa o fervo da trama e seu eu falar mais vou acabar dando spoiller e a ideia é que vocês leiam o livro. :)

Tammy cita um trecho em Escândalo de um livro da Chris Melo: "Olha, suas palavras entraram direto no meu coração, que potência pra colocar no papel tantas emoções." É assim que me sinto toda vez que leio Tammy Luciano, como ela consegue escrever coisas assim, que me afetam tanto? Que são capazes de me impactar de uma forma, fora que pessoalmente ela é um doce, sinto seu abraço ao ler um de seus livros. 

Citação favorita:

É isso Traquinas, espero que tenham curtido Escândalo!!!

Beijos da sua querida e singular,
Lulu VP.

Nenhum comentário :

Postar um comentário