segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Ações que mudam o mundo: Mais que um lar

Olár, meus traquininhxs preferidxs!!! E a vida, hein, como está?

Os últimos acontecimentos só me fazem cantar não está sendo fácil, não está sendo fáaaacil, não está sendo fácil viver assim. Em tempos de atentado, violência gratuita e agonizantes respiros da natureza essa música parece cair como uma luva. Falando nisso, a Lulu L fez um post maravilhoso demonstrando seu olhar sempre pertinente sobre esses últimos acontecimentos. Se você ainda não leu, vale super a pena. Corre lá! Maaaaas, antes - claro - vamos papear aqui um pouquinho.

De notícia ruim o mundo já tá cheio, então essa que vos fala trouxe mais uma dessas histórias que enchem o mundo de luz e nossos corações de esperança.




Hoje vim falar de um projeto brazuca, o Adus (Instituto de Reintegração do Refugiado ). Esse projeto foi criado em 2010, em São Paulo, por três amigos internacionalistas e estudiosos do tema do refúgio. O Adus foi, então, fundado com o propósito geral de melhorar as condições de integração dos refugiados e solicitante de asilos.Só de pensar que alguém se propôs em pensar nessas pessoas já vale o post né, não?!

 O Adus realiza ações de conscientização e, consequentemente, combate ao preconceito – xenofobia.  Além disso, o projeto cria oportunidades de profissionalização através de vagas em curso e através da criação de diversos posto de trabalho. Eles também prestam todo tipo de assitência os obstáculos de natureza política e jurídica. E o que seja, talvez, a maior contribuição: integra essas pessoas na sociedade, dando-lhes voz.


Como já disse anteriormente, o Adus atende aos refugiados, requerentes de asilo e pessoas em situação análoga ao refúgio. Lembrando que refugiados não é mesma que imigrantes. Os refugiados são perseguidos e se deslocam para outros países na tentativa de salvar suas vidas ou ter sua liberdade garantida. Semelhante situação vive os requerentes de asilo, a diferença é que estes ainda não tiveram o seu pedido avaliado de maneira definitiva. 

O projeto conta com ajuda de voluntários com o Programa Amigo Adus que procura reunir simpatizantes da causa dos refugiados. Esses voluntários podem auxiliar desde a profissionalização dessas pessoas até o ensino do novo idioma, claro, contando com o apoio de instituições, pesquisadores e lideranças. Não é uma iniciativa linda?! Adorei conhecer o Adus e não me contive, precisei compartilhar isso com vocês. Mas e aí, se animou? Quer ser um Amigo Adus? Aqui você pode visitar a página do projeto, ver vídeos, fotos e se informar mais sobre. 

E por hoje é isso - Ahhhhhhhhhh
SIM! Mas logo logo estarei de volta, porque não resisto ficar sem vocês, já disse. Que boas ações e bons pensamentos possam ser rotina em nossas vidas! 

Um beijo,
Lulu X.

Nenhum comentário :

Postar um comentário