segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Na estante: O oceano no fim do caminho

Traquinas, como estão nesse calor do inferno? Espero que sobrevivendo com muita água. Lulu T saiu um pouco da caverna e deixou de lado a cerveja (só um pouquinho) e vem com mais uma indicação linda pra vocês do seu lindo lindo lindo autor favorito! Quer chorar de leve e fechar 2015 com o coração repleto de sonhos e espírito mais jovem? É só chegar!


Ficha técnica:
Nome: O oceano no fim do caminho
Autor: Neil Gaiman
Tema: Fantasia/Romance
Editora: Intrínseca
Edição: 1
Números de páginas: 208
Lançamento: 2013



Sobre o autor: Neil Gaiman nasceu na Inglaterra mas mora nos Estados Unidos, é formado em jornalismo e tem uma vasta coleção de sucessos. Seu boom veio com o quadrinho Sandman mas outros títulos vivem no nosso coração como Coraline, Stardust e Deuses Americanos. É casado com a cantora (e maravilhosa) Amanda Palmer e seu filho nasceu recentemente ♥


Confesso que a minha primeira leitura desse livro aconteceu logo assim que ele lançou aqui no Brasil. A capa me apaixonou e todas as resenhas gringas dele me apaixonavam também! Lembro que foi um dos meus títulos favoritos do ano de 2013. 
A história começa com o nosso protagonista triste e desnorteado após a morte de alguém. Ele pega seu carro e volta ao local que morou em sua infância. E aí, meus amigos, aquele homem retoma suas lembranças de quando tinha sete anos de idade. Lembranças de quarenta anos passados.
Neil designa nessa personagem a importância e a qualidade que tem a leitura nessa idade de criatividade e bravura. Muitos trechos levam qualquer leitor a deixar-se transbordar às primeiras memórias com o contato da leitura.

“Deito-me na cama e me perco em histórias. Gosto disso. Os livros são mais seguros do que as outras pessoas mesmo.”

“Fui para longe na minha cabeça, em um livro. Era para onde eu ia sempre que a vida real ficava muito difícil ou inflexível.”

Algo muito bem trabalhado pelo autor ao longo do romance e dividido entre as personagens é a antonímia criança e adulto. Essa nuvem nostálgica e, de certa forma, melancólica também vem acompanhada de belos trechos que sugerem uma reflexão e questionam o afastamento que nos difere em cada momento da vida.

“Vou dizer uma coisa importante pra você. Adultos não parecem com adultos por dentro também. Por fora, são grandes e descuidados e sempre sabem o que estão fazendo. Por dentro, parecem com quem sempre foram. A verdade é que não existem adultos. Nenhum nesse mundo inteiro.”

"Adultos seguem caminhos. Crianças exploram. Os adultos ficam satisfeitos por seguir o mesmo trajeto, centenas de vezes, ou milhares; talves nunca lhes ocorra pisar fora desses caminhos, rastejar por baixo dos rododentros, encontrar os vãos entre as cercas. Eu era criança, o que significa que conhecia dezenas de modos diferentes de sair do nosso terreno e ir pra rua, modos que não incluíam descer pela entrada de carros na frente da casa (...)"

Já que estamos falando de um romance fantástico, há também o elemento magia permeando nosso livro. Você vai conhecer uma grande família que qualquer um gostaria de ter como vizinho e uma leal amiga chamada Lettie. Espero que ao longo dessa leitura, vocês fiquem embriagados e despertem o ar e ímpeto que só uma criança tem! Esqueça um pouco do peso que é ser um adulto e aprenda a resgatar-se com esse livro.

Mas mas maaaaas qual é o mistério dessa linda capa? Só lendo, queridxs Traquinas. 

Boa leitura e preparem os lencinhos!
Lulu T

Nenhum comentário :

Postar um comentário