segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Na Estante: A droga da obediência

Traquinas, Lulu T ainda tá na vibe de resgate aos tempos de infância. A resenha de hoje é de um dos primeiros livros que fizeram parte da minha vida e a primeira saga que acompanhei.


Nome: A droga da obediência
Autor: Pedro Baneira
Gênero: Infanto-juvenil/Aventura/Suspense
Ano de lançamento : 1984
Páginas: 128
Editora: Moderna
Série: Os Karas
Livro: 1º de 6


Sobre o autor: Pedro Bandeira é paulista, formado em Ciências Sociais pela USP. Ele é o autor de literatura infanto-juvenil mais vendido no Brasil. Em 1985 ele recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Literatura Infantil pela obra O Fantástico Mistério de Feiurinha e tem a cara daqueles avôs que a gente quer apertar. ♥


O livro é o começo da nossa aventura com cinco estudantes do Colégio Elite: Miguel, Magri, Calu, Crânio e Chumbinho. Eles se auto-denominam Os Karas. O grupo tem como objetivo solucionar um mistério: o desaparecimento de alunos de diferentes escolas sem motivo aparente. A polícia abre investigação mas que até então caminha a passos largos, o que Os Karas veem com surpresa e tristeza, já que um dos amigos de Miguel, o Bronca, é um dos desaparecidos. O caso destes desaparecimentos - e possíveis sequestros - logo vira o principal assunto da imprensa, o que gera  pânico na população e que infelizmente não faz com que as investigações da polícia avancem. Dois detetives estão a frente da situação: o detetive Andrade e o detetive Rubens. Miguel logo consegue ficar atualizado sobre as investigações pois como presidente do grêmio do Colégio Elite, torna-se porta-voz e uma grande ajuda aos detetives com relação a rotina dos alunos e o funcionamento da escola. Numa narrativa de tirar o fôlego, com um ar policial e cheio de suspense e muita cumplicidade, a pergunta sempre vem: afinal, o que estaria acontecendo com os estudantes desaparecidos?

Traqs, é a partir daí nós temos toda a trama em movimento: aonde os detetives iam, Os Karas estavam logo atrás. Qualquer descoberta policial, lá estavam Os Karas dissecando a informação. Nosso grupo de estudantes é orgânico: Miguel é um grande facilitador e bem articulado; bravo. Magri é a nossa esportista, doce e forte; muito estrategista. Crânio é o nosso nerd, um menino com raciocínio lógico, temperado: um gênio em ascensão. Calú é nosso ator, um cara bonito e perspicaz, rei dos disfarces e sabe bem como enrolar os outros.

Eu simplesmente amo a velocidade da narração dessa série! E como o livro é bem fininho, você consegue saber o fim dessa história. Recomendo essa série para qualquer idade! Não pensem que é uma história boba e rasa, como são erroneamente tratados os títulos deste tipo de literatura. Pedro Bandeira é um senhor escritor. Leiam, leiam, leiam e leiam e vamos parar de julgar um livro pelo repertório batido dos grandes títulos da literatura estrangeira. E deem uma chance aos nossos escritores :)

Cuidem-se e leiam Pedro "vô" sem moderação,
Lulu T.

Nenhum comentário :

Postar um comentário